quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pequeno toque de criatividade e tudo se transforma

Faça você mesmo: luminária com cúpula de PVC

atelie
Colaboração Francine Lacerda, da loja Francine Lacerda Criações Têxteis
Para este projeto, a criação de luminárias pendentes feitas de PVC e sobras de tecido, convidamos a estilista Francine Lacerda e seu marido Evê Andrade. O casal é adepto do movimento DIY ( faça você mesmo) em seu lar e adora colocar a mão na massa,  reaproveitando objetos para criar decorações inusitadas. 
O ateliê é um dos cômodos da casa que está cheio de coisas feitas pelo casal. A bancada de trabalho, por exemplo, é uma porta apoiada sobre cavaletes, lixados e pintados. Já as cadeiras, que já foram de um antigo escritório do marido, ganharam sobrevida com mais charme após serem forradas com tecido e sianinhas. O último projeto foi uma luminária de teto feita com tubos de PVC. “A ideia surgiu após uma reforma que fizemos no banheiro. Ao ver os tubos que iam acabar no lixo, visualizamos uma nova luminária. Foi super fácil, rápido e para nossa surpresa ficou muito bonito.”
Vamos à produção?
luminarias
Materiais necessários:
  • cano de PVC de 4 polegadas de diâmetro por 30 cm de comprimento. Pode ser comprado em casa de material para construção. Porém o casal alerta: “É facilmente achado sobras e pedaços novos em caçambas em frente de prédios em construção.”
  • 1 metro de fio paralelo com capa branca (redondo).
  • soquete de louça.
  • pedaço de madeira da largura interna do cano.
  • canopla de iluminação (encontrada em casa de material elétrico ou iluminação).
  • três parafusos pequenos para madeira.
  • pedaço de tecido de 34 cm x 35 cm (não muito grosso).
  • cola branca, tesoura, pincel, estilete e chave de fenda.
Como fazer:
luminarias_passo1
Com ajuda de uma faca ou estilete, ‘abra’ o fio paralelo por 5 cm (ou o suficiente para passar o toquinho ao meio) e descasque as pontas. Prenda as pontas descascadas no soquete, passe o toquinho pelo meio e parafuse o soquete na madeira. Se quiser, prenda o fio na madeira com um grampo de tapeceiro.
luminarias_passo2
Parafuse o pedaço de madeira no cano de PVC a aproximadamente 3cm da borda do cano.
luminarias_passo3
Passe a cola branca com o pincel por toda a superfície do cano. Cole o tecido encapando e esticando bem, deixando 2cm de sobra para cada lado. Faça movimentos para fora com as mãos para o tecido não enrugar. Lembre-se de passar cola na sobra de tecido e espere secar bem para o tecido endurecer. Depois de seco, refile o excesso com um estilete.
luminarias_passo4
Agora passe o fio pela canopla e é só instalar a sua luminária! Projeto pronto.
Dica importante: use lâmpada tipo eletrônica, que além de economizar, não esquenta o cano de PVC, que com calor excessivo pode deformar. Tome nota!
O efeito não é surpreendente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário